top of page

Atacama - 2011

Como a vontade de atravessar a Cordilheira dos Andes em duas rodas foi frustada em 2010, eu e minha esposa, Zenita, montamos um novo planejamento para 2011. Esta viagem contemplou 17 dias tendo como destino final a cidade de San Pedro de Atacama no Chile. O roteiro foi o seguinte:

1º Dia - Foripa - Porto Alegre (490 km) - 14-02-2011

Saída acertada... é dia 14/02/2011, indo pela BR 101 por 490 km, até a cidade de Porto Alegre.
A ansiedade é grande.

Ze arrumando a mala:

"que espaço mísero.... De tudo que separei, só consegui encaixar 40%. Meu Deus!!! Couberam em uma única mala lateral: duas calças, uma jeans e uma de malha, cinco camisetas, um shorts, um vestido de malha, cinco blusas de manga cumprida, uma cashmere, 14 calcinhas, quatro soutiens, dois biquinis, um cinto, uma sandália, um tênis, um sapato, quatro meias-calça, seis meias (uma pra neve), luvas de lã e de alpinista(para muito frio) e ...deu...ufa!!! agora é ter força pra tentar fechar...hehehe
Ahhhh!!! As três necessaires... hehe...consegui convencer meu querido marido em colocá-las na mala traseira, destinada às ferramentas e acessórios para a viagem. Amo esse homem!!!

2º Dia - Porto Alegre - Uruguaiana (630km) - 15-02-2011

Trajeto totalmente realizado pela BR 290. A cidade de Uruguaiana localiza-se na Região da Campanha Ocidental, limitando- se ao Norte com o Município de Itaqui, ao Sul com a República Oriental do Uruguai, ao Leste com o Município de Alegrete e Quarai e a Oeste com a República Argentina. Situada à margem esquerda do Rio Uruguai, na fronteira Brasil/Argentina. Do outro lado do rio fica a cidade Argentina de Paso de los Libres. A principal atividade econômica é agropecuária, com extensas lavouras de arroz e criação de gado de corte e reprodução. É o grande portão de entrada no Brasil para argentinos e chilenos que resolvem chegar em nosso País via rodoviária. Também a principal saída do Brasil para aqueles que pretendem visitar a Argentina e o Chile de carro.

3º Dia - Uruguaina a Santa Fé (450km) - 16-02-2011

Saímos de Uruguaiana às 8:30, hora do Brasil. Na alfândega os procedimentos foram relativamente rápidos e abastecemos no posto YPF, próximo dali,  onde, segundo a frentista, somente havia disponível gasolina especial, pois nos meses de janeiro e fevereiro há muito consumo de "nafta", estando em falta a gasolina comum. Bem, o preço da gasolina de 97,3 octanas está $ 4,90 pesos. Um absurdo de caro.... Já pagamos 3,90 ano passado..

Abastecidos, seguimos pela Ruta 14, onde passamos por vários pontos em obras de duplicação, um saco!!! Para ajudar ainda, vários postos não tinham "nafta".... O guardas evoluíram no esquema de propina. Agora, vendem guias de rutas ("Atlas"), que não agregam nada de informação útil. Preço? Somente 30 pesos.

Em razão de um pequeno problema na moto,  levei-a na Suzuki em Porto Alegre, onde fizeram um remapeamento da injeção eletrônica, pois o consumo estava muito alto. Bem!! Achei que tinham resolvido, mas a lenta voltou a dar problema no meio deste trajeto.. Como fiquei acompanhando os serviços na autorizada, ajustei a marcha lenta manualmente. Aparentemente, está resolvendo...

O trajeto de hoje foi bem cansativo, um calor dos infernos. A Zê já se perguntou "O QUE ESTOU FAZENDO AQUI?". Respondi: Zê, mal começamos a viagem.

Cardápio do "almuerzo" de hj no posto de gasolina, sanduíche para mim e club social de Floripa para a Patricinha. Imaginem porque ela não quis comer!!!

Chegamos em Santa fé derretidos, mas inteiros. Estamos no Hotel Corrientes. Banho tomado, passeio no calçadão principal e após o café e câmbio, viemos correndo para o hotel para nos jogarmos na piscina... Num calor de 34ºC, foi um SPA. (Zê e Luiz)

4º e 5º Dia - Santa Fé – Mendoza (950 km) - 17-02-2011

Saímos de Santa Fé às 9hs, horário local. O trajeto compreendeu a Ruta 19 até San Francisco com muitas obras, a Ruta 158 até Rio Cuarto, com um calor infernal (37,5º), Ruta 08 até Villa Mercedes e Ruta 07 até Mendonza com um clima super agradável e altitude de 680m.

Estamos hospedados no Hotel San Martin, após 4 tentativas. Tudo lotado com americanos e brasileiros. Após  950km de estrada, o cansaço é grande! Jantamos um lomo ao Malbec maravilhoso, acompanhado de um Terrazas Reserva, Cabernet Sauvignon.

Mendoza foi fundada em 1561, além de ser conhecida por suas belas paisagens, tento o cenário dos Andes como pano de fundo e o imponente Monte Aconcagua (6.962 m), o mais alto do continente, é um dos 24 estados federais que integram à República Argentina e seu território está dividido em 18 departamentos, cada um deles com seu próprio poder político e administrativo. A capital da província é a Cidade de Mendoza, enquanto que San Rafael é a segunda cidade em importância, centro regional que lidera o sul mendocino. A Província de Mendoza também é conhecida como a terra do bom Vinho produzido e exportado para muitos países, especialmente a sua variedade Malbec. É também um grande produtor de cabernet sauvignon, sauvignon blanc, Syrah, Tempranillo, Merlot, chardonnais, Semillon chenin e Bonarda. Possui mais de 1200 vinícolas sendo que mais de 100 estão habilitdadas para receber visitantes.

6º e 7º Dias - Mendoza a Santiago (340 km) - 19-02-2011

Saímos do Hotel San Martin, bem em frente da Plaza da Independecia, às 9h. Como os mapas da Argentina do projeto Mapear V9.2 são atuais e muito completos, realmente foi muito fácil encontrar tudo o que precisávamos através do GPS. Pegamos o melhor roteiro em termos de segurança, através da Ruta 7, passando por Uspallata, que possui algumas estações de esqui e faz parte do parque Aconcaguá até o limite dos países Argentina/Chile. Na Alfândega, talvez pelo pouco movimento, os atendentes foram muito cordiais e os procedimentos, apesar de toda a burocracia chilena, foram rápidos (30min). Descemos os Caracoles e a Zê até agora está tonta em razão de tantas curvas, fotos abaixo.  Seguimos, então, para Los Andes e Ruta 5 até Santiago.

Em Santiago, o GPS ajudou somente até entrar na cidade. Eu havia colocado as coordenadas geográficas do Hotel (Monte Carlo), achando que ajudaria, mas não foi fácil chegar até o hotel, ainda bem que é sábado e o trânsito estava tranquilo.

O Hotel é bem antigo, mas confortável, com bom serviço e bem localizado. Fica no bairro Bella Vista, em frente ao Cerro Santa Lucia cercado de muito verde.

Oi pessoal! É a Ze.

Agora que me refiz do cansaço e que sobrou um pouquinho do notebook pra eu digitar.

O bumbum ainda dói, mas valeu cada minuto. A viagem de Santa Fé a Mendoza foi extremamente cansativa...mais de 900 km. No dia seguinte, fizemos um "maravilhoso" passeio pelas bodegas e uma fábrica de azeite de oliva...Luiz saiu frustrado porque pensou que ia tomar um porre de vinho na degustação...maior mico...nem água ganhou...hehehe.

Já o trajeto de Mendoza para Santiago foi de adrenalina pura...as cordilheiras são simplesmente espetaculares...morri de medo na descida dos caracoles...

Aqui em Santiago, após um tour pela Cidade, chegamos ao hotel, como já falou o Luiz, simples mas com cama e chuveiro decentes. Após um cochilo merecido fomos jantar num Bistrô perto do hotel "Bistro Patagônia". O Luiz, como sempre, acertou no vinho: Um Syrah, Santa Ema, safra 2008, Reserva do Valle do Cachapoal.

8ª Dia - Santiago Vina del Mar e Valparaiso - 21-02-2011

Fase etílica e gastronômica da viagem.

Depois dos vinhos das uvas Malbec e Cabernet Sauvignon, provamos um Syrah Santa Ema reserva 2008 do Valle de Cachapoal e um Pinot Noir da Vina Casa Blanca, Coleccion Privada..Viajar de moto não é só calor e frio! Haaaa!!!Ttem acompanhamentos também:

9º Dia - Santiago – Copiapó (785 km) - 23-02-2011

Chegamos em Copiapó às 19:15hs.  Conforme planejado, saímos de Santiago às 7hs, rumo ao norte, num percurso cheio de contrastes. De um lado o oceano Pacífico, de outro os Andes, um oceano sem fim e ao lado em 800km sem uma nuvem no céu. Um clima completamente  árido. Hoje a Zê fez algumas dezenas de vezes  aquela clássica pergunta: O que estou fazendo aqui? Rs...... A duplicação da Ruta 5, provocou algumas paradas e em conseqüência o cansaço.  Estamos no Hotel Chagall em Copiapó, muito confortável. Jantamos muito bem, e o cinema na praça é inusitado, coisas do interior, inclusive no Chile. Haaa!!! Vestisqueiro Reserva  Cabernet Sauvignon a  5mil pesos chilenos é sacanagem (R$17,00), nosso vinho de hoje.

A Zê amarelou. Ventos, clima seco, caminhões, 1200m de altitude num momento, noutro  zero. Montanhas, mar, vento do deserto,  frio, calor... e as perguntas constantes .. O que faço aqui......Eu!!!! Simplesmente um show da natureza.

10º Dia - Copiapó - Antofagasta - 23-02-2011

Havíamos programado sair de Copiapó e ir direto para San Pedro de Atacama. Mas o conforto do  hotel Chagall  (Copiapó) não permitiu. Após 4000km de estrada não tinha como deixar de dormir até mais tarde. O mais engraçado é que achávamos que seria um dos piores lugares para dormir e acabou sendo o melhor até agora.

Como saímos 9h da manhã resolvemos ficar em Antofagasta. A cidade é uma graça, a beira do Pacífico. Após 540Km de deserto e sem um único verde, descemos até esta simpática cidade. estamos no hotel Tatio que fica a beira mar, na av: Grécia nº 1000. Foto abaixo:

11º Dia Antofagasta – San Pedro de Atacama (351Km) - 24-02-2011

Saímos de Antofagasta às 9h da manhã. Como o trajeto até San Pedro de Atacama era de apenas 350km resolvemos almoçar em Calama.  O percurso pela ruta 25 até Calama ainda meio desértico, entretanto,  a ruta 23 até San Pedro de Atacama já possibilitou visualizar vários cumes de vulcões coberto de gelo.

Para variar,  pousadas, hóteis e hostais completamente lotados. Acabamos ficando no hostal Takha-Takha.. Bem!!!! sem comentário.. A Zê abriu a porta e fez a clássica pergunta: O QUE ESTOU FAZENDO AQUIIIIII????? Eu me esborrachei de rir.. Alertei.. este lugar só tem bicho grilo.

Percorremos até agora 5025Km. A bunda da Zê está quase calejando.. feliz da vida, pois,

segundo ela, irá economizar uma plástica.

Quando ao curativo  na testa da Zê, não foi um soco do marido, nem tampouco um chifre, e sim uma assadura provocada pelo capacete.. já resolvido com umas pequenas adequações.

Já compramos os passeios para o Geisers de El Tatio e o Salar de Atacama. Amanhã o dia será cheio começando 4:30h da manhã e terminando 20hs... No dia seguinte começamos a retornar.

12º e 13ª Dia San Pedro de Atacama –Purmamarca e Corrientes - 27-02-2011

Saímos de San Pedro às 9hs, seguindo dica do Alexandre, grande amigo de viagem.Para garantir mais tempo próximo ao sol do meio dia, uma dica valiosa.  Atravessaremos o Paso de Jama entre 12hs e 3hs.  Não vou falar muito as fotos e vídeo falam por nós. Ficamos em Purmamarca, Hostel Terrazas. Comi a melhor carne que já experimentei até hoje: Lomo de Lhama com batatas dos andes tostadas, acampanhada de um Malbec Elementes de Salta. Bem!!! depois de mal de puna,  4800metros de altitude, muita neve e gelo com um frio de - 1ºC, merecíamos. A Zê!!! rs......MEU DEUS!!!! O QUE ESTOU FAZENDO AQUI!!!....rs.....

14º, 15º e 16º Dias - Corrientes – Posadas (Arg) - Chapecó(Br) - 01-03-2011

Saímos de Purmamarca às 9hs chegando em Corrientes 21:30hs, e conforme planejado no dia 27/02.  Após um percurso de 950Km,  sendo 600Km pelo Chaco Argentino com aquelas retas intermináveis num calor dos infernos, muito mosquito, borboletas e sei lá o que tinha mais de insetos naquela região. Tivemos que parar 3 vezes para limpar a bolha da moto e viseiras do capacete.. Uma chacina de insetos.

Como era domingo a cidade de Corrientes estava fervendo, e para variar, todos os argentinos a noite na rua.. uma muvuca..

Após aquela tradicional desmontagem de alforges e devidamente instalados, Hotel Costanera (Não recomendado, péssimo serviço e com um café da manhã com torradas queimadas e meia lunas intragáveis), fomos jantar num restaurante na avenida costaneira (Surubim e Tambaqui, maravilho!).

Dia 28 ficamos em Posadas, Hotel Júlio Cesar (um 4 estrelas) para compensar a furada de Corrientes.. Uma piscina maravilhosa e um café próxima aos servidos nos hotéis do Brasil. O cansaço não permite escrever mais.. Vou posta algumas fotos do Passo de Jama... na aba fotos... Infelizmente o vídeo que montei ficou muito grande e está com erro de execução....

Em Chapecó ficamos no Hotel Aspen, fica aqui nosso agradecimentos pelos serviços do SBTUR quanto a reserva do hotel.

17º Chapecó – Florianópolis – (520 km) - 03-03-2011

Após um café da manhã brasileiro, portanto decente,  no Aspen Hotel (que recomendamos por ser novo e com aptos bem confortáveis), em Chapecó, organizamos os alforjes e rumamos para Floripa. Preocupados com o freio dianteiro da moto e sabendo que íamos enfrentar um trecho de muita decida na BR 282,  passando pela frente da concessionária Kawasaki, na Avenida Getúlio Dorneles Vargas, ainda em Chapecó, entramos na oficina para uma verificada nestes,  onde fomos super bem atendidos pelo gerente Paulo.

Ao analisar as pastilhas do freio, nos disse que ainda estava com mais de meia vida útil, porém com envidraçamento provocados possivelmente pela poeira proveniente dos ventos das regiões de deserto, nos Andes. Após uma lixada nas partilhas, o freio voltou ao normal e seguimos viagem...fica a dica.