top of page

Viagem à Região dos Lagos - Argentina/Chile - 2014

A ideia desta viagem nasceu num dos churrascos de domingo e acabou por se concretizar. Viajaríamos em três casais, sendo as três irmãs: Zê, Berê e Mariza e os respectivos, Eu, Gustavo e Edson Cebola. Nosso destino final seria a cidade de Puerto Mont no Chile com o  roteiro contemplando, no retorno, a região dos lagos, assim ficando:

São Gabriel, Paisandry-Ur, 9 de Julio-Arg, Catriel-Arg, San Martin de los Andes-Arg, Pucon-Ch, Puerto Varas-Ch, Villa La Angostura-Arg, 9 de Julio-Arg, Colon-Ur, Rivera-Ur, San Gabriel-RS e Floripa.

Dia 20-01-2014 - Saída definida às 6h da manhã de Florianópolis, na frente do Koxixos, com destino a São Gabriel -RS. Neste dia teríamos 800km pela frente num verão com temperaturas beirando os 40º. Estávamos em duas motos e uma caminhoneta, eu e a Zê com uma Tiger 1200, o Gustavo e a Berê com uma Vstrom 650 e o Cebola e a Mariza com uma Mitsubish L200 Triton, apoio que permitiu trazer uma lembrancinhas e vinhos que de moto não seriam possíveis.

Dia 21-01-2014 - Destino à cidade de Paysandú no Uruguai, onde ficamos hospedados nas ótimas instalações do Grand Hotel Paysandu. A opção de ficar ainda no Uruguai deveu-se por ser um pouco tarde para seguir até a fronteira com a Argentina, devido ao tempo dedicado às comprinhas em Rivera.

Dia 22-01-2014 - Viajamos pela RN 5 com destino  a cidade de Santa Rosa mas,  como amanhecemos embaixo de um dilúvio atrasamos nossa saída e, desta forma, optamos por ficar na cidade de Nueve de Julio, viajando 510km.  Ficamos hospedados na Pousada Del Rio. A cidade, por sinal, foi uma surpresa muito agradável com uma linda praça central.

Dias 23 e 24 - Deslocamo-nos até San Martin de Los Andes. Inicialmente, iríamos até Neuquém-Arg, mas os ventos na RN 5, durante a tarde, obrigou-nos a pernoitar na cidade de Catriel-Ar - 760km. Ficamos hospedados na pousada EL Hilo Barbados, muito simples, mas era o que tínhamos. No dia 24 partimos cedo para a Cidade de San Martin de Los Andes, com deslocamento de mais 510Km. Neste período do ano, a cidade fica lotada de turistas argentinos que buscam esta região em férias. Após algumas buscas, conseguimos acomodações no Hostal Del Montanes. Simples, mas muito bem localizado. O restaurante El Regional é visita obrigatória.

Desvio na RN 40 devido a uma greve de caminhoneiros e que me fizeram comprar um pedacinho de terras por aqui.

No dia 26, partimos para Pucon e optamos por entrar no Chile pelo Paso Tromen O Mamuil Malal, atravessando o Parque Nacional Lanim, sempre  acompanhando o Vulcão de mesmo nome. Deslocamento de 190Km com paisagens belíssimas do Parque e o contorno da Lagoa Quilllheue. Ficamos hospedados no Hostal del Montanês de boas instalações com ótima localização. O restaurante El Fogon também é imperdível. Clima quente de verão deu direito, inclusive, a passeio de Jet Ski pelo lago Villarrica.

Dia 28-01 - Após dois dias em Pucon, fomos para Puerto Varas. Eu, Zê, Gustavo e Bere  ficamos hospedados na Estância 440... um charme! O Edson e a Mariza ficaram na Pousada Waisser House. No dia seguinte, formos visitar Puerto Montt,. Aroveitando para trocar o óleo da moto do Gustavo e, enquanto aguardávamos, fomos conhecer e almoçar no mercado de peixes. Após, compramos os crusráceos Jaiva e Centolla para apreciarmos na Estalagem de Puerto Varas, como verdadeiros manezinhos. Aproveitamos também para conhecer a cidade de Villarrica que fica as margens do lago de mesmo nome. Visita obrigatória pelo seu encanto.

Após dois dias em Puerto Varas, partimos em 30-01, para a cidade de Villa la Angustura via RNs 05 e 215, contornando o belíssimo Lago Puheyue, seguindo pela  RN 40. A travessia Chile/Argentina foi pelo Paso Cardenal Antonio Samoré.  Em Villa La Angustura ficamos hospedados na pousada  Lekun Kekun que, na Língua Mapuccehe, significa Deus está conosco. Região linda e charmosa, onde comemoramos o aniversário da Ze.

O retorno de Vila La Angustura se deu pelas RNs 237 e 15, no dia 03-01. Resolvemos permanecer mais uma vez na cidade de Catriel, no Hotel de La Pousada Rio Colorado que havíamos tentado ficar hospedados na ida, sem sucesso porque não dispunha de vagas. Neste dia, rodamos 600Km. No dia seguinte, seguimos por 760Km pelas RNs 151 e 05 até Nueve de Julio, onde nos hospedamos na Hostelaria Sonata que, por sinal, possuía ótimas instalações, café da manhã e boa piscina.

No dia 04-01 seguimos 500Km pelas RNs 5, 12 e 14 até a cidade de Cólon, na Argentina, ficando hospedados no Nuevo Hotel Cólon. Íamos seguir até Foz do Iguaçu mas, por problemas climáticos naquela semana, seguimos pelo Uruguai até a Cidade de Tacuarembó e Rivera, ambas no Uruguai. Edson e Gustavo seguiram por Santa Maria até a cidade de Erechim. Eu e a Zê, com destino a Florianópolis, fomos até São Gabriel-RS, onde ficamos hospedados no Hotel San Isidro.  Parecíamos turistas no Brasil, pois 90% dos hóspedes eram argentinos.